sábado, 17 de janeiro de 2015

Navegar é preciso, mas viver também é preciso.

Navegar é preciso. Não só para encontrar identidade, originalidade, mas também para encontrar o seu lugar no mundo, o caminho que deve trilhar. Moldar-se, e não ser moldado. Moldar-se de forma para que possa e saiba escolher. Pois quando temos controle sobre nós mesmos, mente, corpo, emoções; quando sabemos quem somos, para onde vamos, mesmo que seja apenas uma direção, evitamos percalço. Evitamos "violências" desnecessárias. Evitamos imprevistos, sejam externos ou internos. Evitamos ser consumidos pelo mundo, sendo o contrário: o consumimos, a cada passo que damos, a cada coisa que aprendemos. Evitamos, enfim, morrer na praia. Ao menos não com tanta facilidade.

Porém, moldar-se não é tarefa fácil. Leva tempo, dedicação, esforço. Mas também não é impossível. "Pra quem tem pensamento forte / O impossível é só questão de opinião".
Falando de impossível, na história, vezes sem conta os que acreditam no impossível foram chamados de loucos. E muitas vezes estes "loucos" estavam certos. Foram loucos apenas porque foram além, nadaram contra a corrente, fizeram o impossível acontecer. Não aceitaram o que lhes foram dado, criaram, inventaram, descobriram. E, assim, hoje temos a ciência, a filosofia, a matemática. Por isso, viver também é preciso. Colocar em prática as ideias, os ideais, os ensinamentos.

Tudo o que sabemos hoje, todos os caminhos que foram abertos, foram por causa daqueles loucos, daqueles que acreditaram no impossível, que acreditaram em si e tiveram o pensamento forte. Porém toda essa mudança só foi possível porque eles foram a mudança. Porque foram contra a corrente, porque resolveram se pintar de cores em um mundo preto e branco. Moldaram-se, moldaram as suas ideias, para no fim, moldarem o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário